Celebra-se, em todo o Mundo, o Dia Internacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, o que constitui uma oportunidade para o debate, a análise e a reflexão sobre a sinistralidade laboral, esse flagelo que afeta e prejudica o mundo do Trabalho, a exigir um combate sem tréguas e o rigoroso cumprimento das mais elementares regras de Segurança.
Os custos humanos, sociais e econômicos que decorrem da sinistralidade laboral, justificam o reforço das medidas preventivas adequadas, e da adoção de uma verdadeira cultura de Segurança, como atitude normal e assumida, a iniciar-se na concepção de qualquer simples projeto de trabalho.
A Cultura de Segurança é assim uma tarefa permanente de toda uma sociedade, no dever de assumir natural de um conjunto de princípios e atitudes, que tem na Prevenção um fator determinante.
Por que 28 de Abril? Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos EUA matou 78 trabalhadores mineiros. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Apoiando a causa, mas com foco na prevenção, a OIT instituiu, em 2003, o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e em Memória dos Trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.
A OIT divulgou um documento, A Prevenção das Doenças Profissionais, aponta que, a cada 15 segundos, uma pessoa morre no mundo por conta de uma doença ou acidente de trabalho, o que soma cerca de 2,34 milhões de mortes por ano.
Confira abaixo o documento da IOT na integra:
Fontes: http://portal.mte.gov.br
http://www.oitbrasil.org.br
http://www.prevencaonline.net
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário