Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de abril de 2013

Agrishow 2013






     A 20ª FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA AGRÍCOLA EM AÇÃO - AGRISHOW será realizada de 29 de abril a 03 de maio de 2013, das 8h às 18h no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste / Centro de Cana (Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 - Ribeirão Preto - SP). Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

     A Área Global de Exposição este ano é de 440 mil m²

     A idade mínima para visitação na Agrishow é de 14 anos. Menores, somente acompanhados pelos responsáveis.


    SETORES DA AGRISHOW:
  • Agricultura de Precisão
  • Armazenagem
  • Automóveis
  • Aviação
  • Caminhões
  • Construção
  • EPI
  • Ferramentas
  • Pecuária
  • Plots
  • Pneus
  • Softwares
  • Implementos Agrícolas
  • Irrigação
  • Máquinas
  • Ônibus

    PERSPECTIVAS 2013:
790 Expositores
152.000 Visitantes
440.000 m2 (Área de exposição)



    Confira mais informações no Facebook da Agroshow 2013https://www.facebook.com/agrishow






.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

MTE publica Cartilha e Manual do Doméstico



         O Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Cartilha do Trabalhador Doméstico, com perguntas e respostas sobre a nova lei.
      A cartilha aponta quais são os direitos que entraram em vigor imediatamente após a publicação da lei e aqueles que ainda dependem de regulamentação, e também, indica quais possibilidades de arranjo são válidas atualmente, como a distribuição das horas de trabalho de sábado ao longo da semana.
    Abordada ainda outros pontos como: intervalo de descanso, controle da jornada, pagamento de horas extras e situação de empregados que dormem no serviço.







O governo lançou também o Manual do Trabalhador Doméstico, que explica os principais direitos e deveres, além de incluir modelos de contratos e recibos.
O manual oferece explicações resumidas de deveres e direitos do empregado e obrigações do empregador.
A lista de anexos contém modelos de documentos para contratação, instruções para preenchimento da carteira de trabalho, contrato de experiência, termo de recisão e recibos de salário, vale-transporte e férias.
Além disso, informa sobre descontos, recisão de contrato e condições mínimas de segurança, saúde, conforto e alimentação.







O material é uma primeira versão, que será atualizada com novas dúvidas e com a regulamentação da lei.

Fonte: www.folha.com/no1268040

.

domingo, 28 de abril de 2013

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

         

        Celebra-se, em todo o Mundo, o Dia Internacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, o que constitui uma oportunidade para o debate, a análise e a reflexão sobre a sinistralidade laboral, esse flagelo que afeta e prejudica o mundo do Trabalho, a exigir um combate sem tréguas e o rigoroso cumprimento das mais elementares regras de Segurança.
         Os custos humanos, sociais e econômicos que decorrem da sinistralidade laboral, justificam o reforço das medidas preventivas adequadas, e da adoção de uma verdadeira cultura de Segurança, como atitude normal e assumida, a iniciar-se na concepção de qualquer simples projeto de trabalho.
           A Cultura de Segurança é assim uma tarefa permanente de toda uma sociedade, no dever de assumir natural de um conjunto de princípios e atitudes, que tem na Prevenção um fator determinante.







           Por que 28 de Abril? Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos EUA matou 78 trabalhadores mineiros. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Apoiando a causa, mas com foco na prevenção, a OIT instituiu, em 2003, o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e em Memória dos Trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais. 
       
                   A OIT divulgou um documento, A Prevenção das Doenças Profissionais, aponta que, a cada 15 segundos, uma pessoa morre no mundo por conta de uma doença ou acidente de trabalho, o que soma cerca de 2,34 milhões de mortes por ano. 
                 Confira abaixo o documento da IOT na integra: 
                           










Fontes: http://portal.mte.gov.br
            http://www.oitbrasil.org.br
            http://www.prevencaonline.net

.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

EMBRAPA 40 anos





   Estreia hoje, TV NBR, a série de reportagens especiais sobre a Embrapa. Serão veiculadas seis reportagens, sempre a partir das 19h30min, no programa NBR Notícias http://bit.ly/15MoX6M

Confira as datas: 

Dia 26/04 - História da Embrapa
Dia 29/04 - Transformação do Semiárido
Dia 30/04 - Pesquisa e Inclusão Social
Dia 01/05 - Mudanças Climáticas
Dia 02/05 - Agricultura do Futuro
Dia 03/05 - Atuação Internacional da Embrapa

   Saiba como sintonizar a TV NBRhttp://bit.ly/11Ifppb






.

Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais

    


Este vídeo é uma reportagem exibida no Tem Noticias (telejornal da TV TEM - afiliada a Rede Globo) que mostra um Acidente com Trator Agrícola.





      Abaixo  esta disponível para leitura e para baixar um material em PDF, cujo titulo é: Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais, organizado por Leonardo de Almeida Monteiro






.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Uso da Terra no Brasil



Este material de apenas duas páginas criado pela Rede Agro (Rede de Conhecimento do Agro Brasileiro) apresenta uma síntese, que particularmente achei muito interessante, a respeito do uso da terra no Brasil.







.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Procedimentos e Orientações de Segurança nas Tarefas Executadas na Cozinha Industrial



A apresentação abaixo expõe os principais riscos nos Procedimentos e Orientações de Segurança nas Tarefas Executadas na Cozinha Industrial com o intuito de preveni-los.






.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Texto Técnico Básico da NR 13 esta disponíveis para consulta pública no site do MTE.



    Trata-se de proposta de texto para revisão da Norma Regulamentadora n.º 13 (Caldeiras e Vasos de Pressão) disponibilizada em Consulta Pública pela Portaria SIT n.º 368, de 18 de abril de 2013 para coleta de sugestões da sociedade, em conformidade com a Portaria MTE n.º 1.127, de 02 de outubro de 2003.

   As sugestões podem ser encaminhadas ao Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho - DSST, até o dia 17 de junho de 2013, das seguintes formas:

    a)      via e-mail:

    b)      via correio:
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho
Coordenação-Geral de Normatização e Programas

Esplanada dos Ministérios - Bloco “F” - Anexo “B” - 1º Andar - Sala 107 - CEP 70059-900 - Brasília - DF







.

Anexo III da NR 16 esta disponíveis para consulta pública no site do MTE



   Trata-se de proposta de texto para criação do Anexo III da Norma Regulamentadora n.º 16 (Atividades e Operações Perigosas) disponibilizada em Consulta Pública pela Portaria SIT n.º 367, de 18 de abril de 2013 para coleta de sugestões da sociedade, em conformidade com a Portaria MTE n.º 1.127, de 02 de outubro de 2003.


  As sugestões podem ser encaminhadas ao Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho - DSST, até o dia 17 de junho de 2013, das seguintes formas:


   a)      via e-mail: 

   b)      via correio:

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho

Coordenação-Geral de Normatização e Programas

Esplanada dos Ministérios - Bloco “F” - Anexo “B” - 1º Andar - Sala 107 - CEP 70059-900 - Brasília - DF









.

sábado, 20 de abril de 2013

NORMA DOS FRIGORÍFICOS - DOU publicou a NR 36 através da Portaria nº 555, de 18 de abril de 2013






A Norma Regulamentadora nº 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados foi aprovada pela Portaria nº 555, de 18 de abril de 2013 publicada no Diário Oficial da União em 19 de abril de 2013.




Confira o vídeo Frigoríficos têm novas regras para reduzir doenças e evitar acidentes de trabalho do canal da TVNBR no You Tube:





 




Confira, também, a NR 36 na integra, já no site do MTE, junto com as outras Normas Regulamentadoras:









Fonte: DOU publicou a NR 36 - Norma dos Frigoríficos, Portaria nº 555, de 18 de abril de 2013. | Prevenção Online 




 .

ESSE CARA SOU EU (Engenheiro de Segurança do Trabalho)












sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ministro Manoel Dias assina norma sobre trabalho em Frigoríficos

       


 O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou nesta quinta, dia 18, a Norma Regulamentadora (NR) dos Frigoríficos, que será publicada na sexta, 19, no Diário Oficial da União (DOU). A norma trata do ambiente de trabalho em áreas de abates e processamentos de carnes e derivados e traz inovações que, segundo o Ministério do Trabalho, visam a prevenção e a redução de acidentes de trabalho em frigoríficos e abatedouros em geral.

O coordenador de Segurança e Saúde no Trabalho na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Clovis Veloso, afirmou que o setor empresarial estima que será necessário investir R$ 7 bilhões nos próximos dois anos para adequação da norma.
O Ministro disse que esse valor está sendo visto não como custo, mas como investimento, na busca por melhor qualidade de vida para os trabalhadores.
Uma das principais novidades é a previsão de tempo de descanso para os trabalhadores. Antes, eles tinham apenas pausa de uma hora para o horário de almoço. Com as novas regras, terão períodos de descanso proporcionais à jornada de trabalho. Para os que trabalham até seis horas, 20 minutos de pausa. Para os que têm jornada até 7h20, 45 minutos. Para os que trabalham até 8h48, um descanso de uma hora - tudo isso além do horário de almoço.
Manoel Dias disse, também, que os empregadores entenderam que, na medida em que o trabalhador tem melhores condições de vida, ele também produzirá mais e atenderá mais ainda às necessidades da indústria. Não adianta querer baixar normas que, na prática, não se adequam à realidade na ponta.


Fonte: Agrosoft




Veja na integra mais detalhes da NR 36 nesta minuta de Portaria do Ministério do Trabalho




.

Importância do Trabalho em Equipe



Em um ambiente de trabalho é importante todos terem suas funções e atribuições definidas e praticá-las de forma a conduzir os trabalhos da melhor forma e preservar o ambiente onde se desenvolve tal trabalho. É de extrema importância que cada colaborador execute a função a qual foi atribuído, porém sempre interagindo e mantendo boa comunicação com os demais colaboradores. Desta forma a Equipe de Trabalho se mantem unida e em harmonia

Abaixo podemos observar uma imagem que exemplifica a importância do Trabalho em Equipe, e o resultado de um trabalho onde não existe entrosamento entre os colaboradores que irão executar o trabalho.








.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira




Este vídeo, produzido pela BASF Agro é muito interessante apresentando dados e curiosidades e comparações a respeito da capacidade produtiva brasileira e da necessidade de produção de alimentos.








Este vídeo e outros podem ser acessados no Canal da BASF Agro no You Tube.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Engenheiro de Segurança do Trabalho

         


         Em obras de Engenharia, Arquitetura e Agronomia nas quais haja riscos à saúde humana, tem que haver a participação de responsável técnico com formação em Segurança do Trabalho. Também organismos internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresentam normas amplas e gerais sobre segurança e saúde em forma de diretrizes que devem ser adotadas nas empresas (que precisam destes profissionais), assim como também o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que regulamenta novas normas. O engenheiro de segurança do trabalho tem a função de assegurar que o trabalhador não corra risco de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos, sejam danos psicológicos. Esse profissional administra e fiscaliza a segurança no meio industrial, organiza programas de prevenção de acidentes, elabora planos de prevenção de riscos ambientais, faz inspeções e emite laudos técnicos. Assessora empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações e os materiais e processos de fabricação utilizados pelo trabalhador. Orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das companhias e dá instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual. Pode, ainda, ministrar palestras e treinamentos e implementar programas de meio ambiente e ecologia. Abaixo apresentamos um vídeo elaborado pelo CREA-MT comentando sobre o Profissional de Segurança do Trabalho.




 




.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Projeto Série 100% Seguro - SESI




     O SESI é entidade de direito privado, mantida e administrada pela indústria. Recentemente o SESI lançou em seu canal no You Tube 100 vídeos relacionados com a Segurança e Saúde do Trabalho na Construção Civil. Nesta Postagem podemos conferir o vídeo Institucional do Projeto Série 100% Seguro.







         Os demais vídeos podem ser visualizados no Canal do SESI no You Tube. 
     O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) e o Sistema de Proteção Coletiva demonstram as ações de planejamento de segurança a serem executadas em uma obra. O Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção leva inovação tecnológica em SST para o canteiro de obras. O Projeto de Sinalização de Obras vai fornecer as placas e chamar atenção para as instruções de uso. Conforto e bem-estar também fazem parte, com a qualidade de vida gerada pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Prevenir é melhor que remediar. Para isso, é importante conhecer as ações preventivas. O dia termina bem e ninguém perde o rumo da segurança. 100% Seguro. Um programa 100% para você.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Trabalhador Rural - Série Minuto do Trabalhador




    Vídeo da Série Minuto do Trabalhador produzido pelo Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul (TRT-MS).




 



       Este vídeo e os demais vídeos da Série Minuto do Trabalhador podem ser visualizados no Canal TRT24 no You Tube.



.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Norma Regulamentadora Nº 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados entra em vigor neste mês



     Concluída em dezembro de 2012, a Norma Regulamentadora Nº 36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados, deverá ser publicada no Diário Oficial da União neste mês de abril, após dois anos de elaboração.


                                        Fonte: www.revistaplantar.com.br (09/04/2013)


         Segundo Ariel Antonio Mendes, diretor de Produção e Técnico Científico da Ubabef, esta norma deverá entrar em vigor para adequar a estrutura das plantas de abate e de processamento de carnes e seus derivados.
          Essas adequações incluem regulamentações sobre o uso de EPI’s, os tipos de EPI’s, os equipamentos que devem estar instalados em cada seção do frigorífico, o tipo do mobiliário, as condições ambientais de trabalho entre outros requisitos, descreve.
Os principais objetivos da NR 36 são a adequação dos frigoríficos para proporcionar melhores condições de trabalho e de segurança aos colaboradores e a elevação da qualidade e da segurança dos produtos.
            A segurança e saúde do trabalhador sempre foi uma preocupação do setor avícola, que hoje responde por 3,5 milhões de empregos diretos e indiretos, sendo que 360 mil estão nas indústrias frigoríficas. Essas práticas incluem, por exemplo, além dos equipamentos de proteção, um intenso treinamento sobre comportamento seguro no ambiente de trabalho, programas de ginástica laboral e paradas periódicas.
             No setor avícola, Mendes diz que ainda não é possível mensurar o impacto econômico que esta norma causará.
    Participaram do Grupo de Trabalho do Setor Frigorífico empresas do setor, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) e a Associação Brasileira dos Frigoríficos (Abrafrigo).

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Diário Oficial da União (DOU) publicou os novos direitos dos Trabalhadores Domésticos.





         Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dia 03/04/2013, a aprovação do Plenário do Senado por unanimidade o texto da PEC das Domésticas, que iguala os direitos dos trabalhadores domésticos aos dos demais trabalhadores.
        Os novos direitos para domésticas começam a valer nesta quarta.







      Veja todos os detalhes no site do http://g1.globo.com acessando o link: http://glo.bo/16vA1Tj


.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Curso em Goiás ensina a agricultores proteção contra intoxicações (Reportagem do Globo Rural)



       Esta reportagem do Globo Rural, exibida em 10/03/2013 mostra a importância do uso correto dos EPIs em conformidade com as NR-31 e NR-06




        Em 2010, 171 pessoas morreram intoxicadas no campo.
        Foram 4.789 casos de intoxicação registrados no país no período.

       Foram 4.789 casos de intoxicação por agrotóxicos no campo, com 171 pessoas mortas. Esses são os números do Ministério da Saúde do ano de 2010, que devem ser maiores porque nem todos os casos são relatados.
       Em Goiás, há agricultores preocupados, buscando até curso para ensinar trabalhadores a usar o equipamento de proteção.
       Trabalhadores desprotegidos aplicando veneno é realidade em muitas lavouras. O tomate está entre as culturas que mais recebem agrotóxicos, e podem intoxicar o trabalhador. Uma pesquisa da Universidade de Brasília analisou o sangue de trabalhadores rurais antes e depois do uso de agrotóxicos.